Este acontecimento foi sucedido por movimento de contestação por parte dos colonos, pois os mesmos estavam descontentes com o facto de os produtos americanos terem aumentado. Através de manifestações e boicotes às importações conseguiram na abolição de alguns impostos, no entanto, o do chá, manteu-se.
Após tantas tentativas queriam também acabar com o "único" problema que lhes restava. A 16 de Dezembro de 1773 um grupo de colonos decidiu que desfarçados de índios tomariam um navio da Companhia das Índias Orientais e que lançariam toda a mercodiria existente nesse barco (o chá) borda fora.
A inglaterra achou estranho que aquela reacção tivesse sido tomada por parte dos nativos americanos, que afinal até à altura não se tinha queixado nem desdenhado. Chegaram à conclusão que quem estava descontente com todas aquelas modificações e alterações eram os colonos, afinal eram o grupo que tinha saído mais prejudicado e que até á data o que tinha discordado mais, e que aquela ideia só poderia ter vindo da parte deles.
Inglaterra não se ficou e deu uma resposta aos colonos, logo de imediato, foram enviadas tropas e o porto de Boston foi encerrado.
O entendimento entre as colónias e a metrópele não chegou a existir e portanto, cada vez mais, contava com um maior número de apoiantes.IMAGENS DA REPRESENTAÇÃO DO MASSACRE DE BOSTON (1770)
Nestas imagens podemos observar colonos ingleses mortos pelas tropas britânicas.
VEMOS NESTAS IMAGENS O ACONTECIMENTO DE 1773 DENOMINADO POR "BOSTON TEA PARTY"